quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ALGUNS ELEMENTOS DO CARNAVAL DE CAICÓ

Burrinhas-de-Padre

São pessoas com fantasias de madeira em formato de círculo e uma cabeça de burro, além de um sino no pescoço e uma cauda. O usuário da burrinha geralmente usa máscara de modo a não ser identificado. Essa fantasia tem origem em uma lenda ocorrida na cidade, estória semelhante a lenda da mula-sem-cabeça. Antigamente os foliões se utilizam dessa fantasia para bater em possíveis desafetos, uma vez que não eram reconhecidos. Atualmente as burrinhas só fazem assustar as crianças que as insultam.



Zé Pereira                               

Trata-se do boneco gigante que anuncia o domingo de Entrudo; em Caicó, essa data passou a ser chamada de Domingo de Zé Pereira.


Filhós

É costume na cidade, apenas no domingo de Zé Pereira, as pessoas mais velhas fazerem filhós, um bolinho frito à base de farinha de trigo com calda de mel de rapadura. Inclusive essa sobremesa se tornou uma das marcas da culinária seridoense.

Virgens

Trata-se do dia do contrário, onde os homens vão ao carnaval vestidos de mulher, e as mulheres vestidas com roupas masculinas. Trata-se de uma brincadeira saudável, onde foliões de todas as idades participam, inclusive casais de namorados. Geralmente isso ocorre na sexta-feira, antes do domingo de Carnaval.



Blocos

Formados por grupos de amigos que decidiram brincar o carnaval uniformizados. Geralmente são batizados com nomes irreverentes,atualmente são a cara do carnaval jovem caicoense. Os membros geralmente pagam uma mensalidade, para que seja preparada toda a infra-estrutura para o carnaval, como aluguel da sede, confecção de camisetas personalizadas, transporte e senhas para eventos nas cidades vizinhas e compra das bebidas para todo o período carnavalesco. Esse formato extrapolou o carnaval, e hoje é possível ver blocos em praticamente qualquer evento realizado na cidade.


Casas

Por se tratar de uma cidade pequena, Caicó possui um deficit na infraestrutura hoteleira. Devido a isso, blocos e agências de viagens costumam alugar casas e montar toda a estrutura para festas e hospedagem, além disso costuma-se realizar churrascos e festas privadas, na maioria das vezes com bebidas free. Neste caso, pode-se contratar tais serviços sem a necessidade de conhecer os outros hóspedes.

Caixotes

É onde são armazenadas as bebidas em plena festa. São confeccionados geralmente em madeira e revestidos internamente por isopor. Cada bloco personaliza seu caixote com sua marca e o carregam para onde forem. Inclusive o caixote se transforma em uma espécie de palco, onde os foliões dançam ao som do carnaval, seja carregando no Ala Ursa (Bloco do magão) e Treme Treme ou estacionado como acontece à noite na Ilha de Santana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário