O portfólio pode ser definido como um contingente de diferentes classes de documentos (notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais ,pesquisa sobre os temas em questão, na internet, em livros, jornais e revistas), controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc. A essas formas de registro podem ser acrescentadas reflexões sobre a própria atividade realizada, registrando a experiência vivida (O que aprendi com essa atividade? Tive dificuldades? Quais? O que me ajudou a resolvê-las?) o que auxilia bastante o aluno a apropriar-se de seu processo de aprendizagem.
A finalidade do portfólio é a organização do registro dos trabalhos do aluno na escola durante todo o ano (nos cursos anuais) ou semestre (para os cursos semestrais). Esta forma de documentação permite ao aluno valorizar sua produção e perceber seu progresso.
Ao organizar o portfólio os alunos têm oportunidades freqüentes para folhear e olhar seus trabalhos podendo escrever textos breves sobre o que aprenderam ao final de um período (semana, mês, bimestre). É uma forma de tomar consciência das atividades em que estão envolvidos e dos avanços conquistados.
Cada aluno poderá organizar seu material, de preferência em uma pasta organizadora , onde anexará:
1- Os assuntos trabalhados em cada aula ou semana, bem como os textos, quando for o caso, com os seus respectivos comentários.
2- Se possível, anexar outros textos relativos ao tema, bem como notícias de jornal, revista ou Internet, além de planos de aula ou atividades que enriqueçam os estudos em questão.
3- O primeiro registro, com a (s) respectiva (s) data (s) será arquivado na pasta, com todos os anexos que cada estudante providenciar.
4- O segundo registro será anexado em seguida. Da mesma forma se agirá com os registros posteriores, de modo que, ao consultar o portfólio, o último registro se apresentará inicialmente. Desta forma, se vai construindo o documento no decorrer do curso, paulatinamente.
1- Os assuntos trabalhados em cada aula ou semana, bem como os textos, quando for o caso, com os seus respectivos comentários.
2- Se possível, anexar outros textos relativos ao tema, bem como notícias de jornal, revista ou Internet, além de planos de aula ou atividades que enriqueçam os estudos em questão.
3- O primeiro registro, com a (s) respectiva (s) data (s) será arquivado na pasta, com todos os anexos que cada estudante providenciar.
4- O segundo registro será anexado em seguida. Da mesma forma se agirá com os registros posteriores, de modo que, ao consultar o portfólio, o último registro se apresentará inicialmente. Desta forma, se vai construindo o documento no decorrer do curso, paulatinamente.
Cada aluno organizará seu material, utilizando o meio físico de sua preferência (diversos tipos de pastas, caixas, slides, filmes), onde anexará as produções, de acordo com o roteiro registrado no exemplo anterior.
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